segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles


Platão aponta a educação é alimentada pela pela promoção e pela qualificação do ser, numa coletividade justa e voltada para o bem do individuo. Nesse processo o individuo é educado para praticar a justiça, embora ela nem sempre seja fácil de ser conceituada e fundamentada ou ao menos justificada pela argumentação.

Platão acreditava que, se o Estado adotasse tal sistema educacional, teria uma sociedade ideal, na qual todos se dedicariam ao trabalho para o qual fossem aptos e estivessem preparados, e a sociedade, assim, seria feliz.

Aristóteles

Para Aristóteles, a Educação é superior às leis e o círculo da ciência do humano se "fecha" na educação. A educação deve ser pública e direcionada para a virtude. A virtude depende da boa parte da educação, da experiência e do tempo. Para Aristóteles, é praticando as virtudes que nos tornamos virtuoso. Tornamo-nos virtuosos não por sabermos o que é a justiça, mas por praticarmos a mesma com sabedoria. Para Aristóteles, a virtude se define pelo meio termo entre o excesso e a falta, ou seja, é o meio termo entre dois defeitos.  o objetivo da educação é fazer as pessoas virtuosas capaz de saber e compreender as justiças  e fazer o uso dela. Devia, portanto, haver três períodos de treinamento, adaptados aos três períodos do desenvolvimento do homem.

As teorias de Platão e Aristóteles, ressaltando o emprego da educação pelo Estado como meio de preparar bons cidadãos, não exerceram, em sua época, grande influência na vida de Atenas. Ao contrário, dominava a dos sofistas, na qual a educação se destinava a atender aos interesses individuais. O individualismo daquele tempo não seria logo eliminado por uns poucos filósofos.

Portanto para Aristóteles o fim da arte e da educação é substituir a natureza e completar aquilo que ela apenas começou e já para Platão a educação deve propiciar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter.



PENSAMENTOS DE PLATÃO



PENSAMENTOS DE ARISTÓTELES



Um comentário:

  1. Este vídeo só me faz sentir como um grão de areia na praia diante desse gigante da filosofia.
    Parabens por sua contribuição, Elivon, ficou lindo.

    ResponderExcluir